3 características dos apartamentos do futuro

Falar de um apartamento sem uma área de serviço separada da cozinha, sem hall de entrada, sem quarto da empregada era um claro sinônimo de desconforto e falta de espaço há um tempo atrás, não é verdade?

Mas se você acha  que o famoso “apertamento” é o que nos aguarda, esse post com certeza vai te surpreender! Confira só um pouco do que o mundo imobiliário está preparando:

Com cidades cada vez mais populosas, aluguéis mais caros e uma geração cada vez mais nômade, preferindo morar sozinha, os apartamentos funcionais vem ganhando destaque.

Segundo dados do levantamento divulgado em 2013 pela Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro, a Ademi-RJ,  a média do espaço total dos apartamentos de dois quartos caiu 17,9%.

Você deve estar se perguntando: “o que posso esperar desses apartamentos do futuro?”

Apesar da perda de metragem quadrada, os “mini-apartamentos” tem surpreendido em matéria de conforto, usabilidade e tecnologia. Veja só:

As principais características do apartamento do futuro

Aproveitamento do espaço

A arquitetura dos apartamentos tem feito grandes avanços ao longo do tempo quando o assunto é aproveitamento e funcionalidade dos espaços.

A integração de ambientes, como a sala de jantar e a cozinha impactam não só na economia de espaço, mas também na convivência dos moradores e facilidade na hora de executar tarefas.

Essa integração contribui principalmente para a percepção de amplitude e espaço, evitando o estrangulamento visual.

Usabilidade

Com ambientes mais próximos, a usabilidade deles também é muito melhor. Um mesmo espaço pode atender a diversas necessidades.

Opções mais sustentáveis para consumo de energia e água também aparecem na cozinha e banheiro.

É fato que as gerações mais novas ou ficam menos tempo em casa e por isso demandam menos dos espaços ou optam pelos estilo de trabalho freelancer, precisando de ambientes de fácil organização e limpeza.

Integração com tecnologia

Podemos transformar um ambiente com apenas um clique de botão ou então contar com as fechaduras digitais, por exemplo, que garantem maior segurança no acesso aos apartamentos. A tecnologia, sem dúvidas, é essencial para as moradias do futuro.

Essa tendência está totalmente ligada aos hábitos de hiperconectividade. Tomadas USB e wi-fi disponível são itens praticamente fundamentais para as novas gerações de moradores.

O futuro é a praticidade!

Como toda e qualquer inovação, a evolução dos apartamentos trás principalmente a praticidade como o principal objetivo, sem perder é claro, em sofisticação e conforto.

Nos grandes centros, os empreendimentos imobiliários tem se adaptado cada vez mais à essa nova demanda do mercado.

Se você gostou desse post e ficou interessado pelo tema, com certeza vai se encantar pelo Residencial Capitão Faustino. Continue navegando pelo nosso site e confira os diferenciais desse empreendimento inovador!